Taiwan testa em segredo míssil capaz de atingir a China

Publicado por: MikeN
21/08/2023 06:07 PM
Exibições: 30
Lançamento de um míssil Hsiung Feng IIE taiwanês
Lançamento de um míssil Hsiung Feng IIE taiwanês

As forças militares de Taiwan terão testado secretamente um míssil de cruzeiro capaz de atingir a China.

 

Segundo relatórios locais citados pelo Focus Taiwan, as forças armadas taiwaneses terão testado secretamente um míssil de cruzeiro, o Hsiung Feng IIE (HF-2E), capaz de atingir a China.

 

De acordo com estes relatórios, divulgados esta quarta-feira, o míssil está ao serviço das forças armadas de Taiwan há cerca de 10 anos, mas a sua existência não tinha sido até agora tornada pública.

 

O míssil foi lançado a partir da base militar Jiupeng em Pingtung e “cumpriu todos os seus objetivos”, diz o jornal local United Daily News, que mostra filmagens do míssil em voo durante mais de uma hora.

 

De acordo com o jornal, o teste fez parte de um exercício militar de tiro real com a duração de três dias, que envolveu os principais caças da Força Aérea de Taiwan, como os Mirage-2000s, IDFs e F-16Vs. Navios da Marinha e da Guarda Costeira participaram também ativamente no exercício.

 

Embora o exército taiwanês mantenha sigilo sobre o modelo exato do míssil testado, Su Tzu-yun, investigador do Instituto de Pesquisa de Defesa Nacional e Segurança (INDSR), considera, com base no vídeo do UDN, que o míssil será provavelmente o HF-2E.

 

De acordo com o investigador, o processo de ignição de duas fases do míssil, que é possível observar a partir das imagens divulgadas, é característico do HF-2E.

 

Desenvolvido secretamente durante o início dos anos 2000 e influenciado pelo design do míssil Tomahawk dos EUA, Taiwan anunciou a existência do míssil HF-2, num relatório apresentado em 2022 à assembleia legislativa taiwanesa.

 

O relatório apontava na altura o objetivo de Taiwan em aumentar as suas capacidades de fabrico de armamento militar, projetando um produção anual de 131 mísseis HF-2 e HF-2E até 2024.

 

Há duas versões principais deste míssil: um modelo base com um alcance de 300 km a 600 km e um modelo avançado com potencial alcance de até 1.500 km.

 

Estes mísseis estão equipados com potentes ogivas de 454 kg a 200 kg de explosivos, algumas das quais são especificamente projetadas para atingir bunkers.

 

Uma das características marcantes da variante HF-2E destes mísseis é o seu avançado sistema de navegação, que inclui assistência GPS, sistemas TERCOM de mapeamento terrestre por radar e um sensor infravermelho para melhorar a precisão e reduzir a detetabilidade do míssil.

 

Embora o Ministério da Defesa Nacional taiwanês não tenha divulgado o número atual de mísseis HF-2E produzidos, o aumento significativo nas capacidades de produção no próximo ano indica a determinação de Taiwan em reforçar os seus sistemas de defesa.

 

Com informações da Agência Planeta ZAP 

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: