Samsung vai eliminar trabalho humano até 2030

Publicado por: MikeN
15/01/2024 10:38 AM
Exibições: 36
Sze Sheu / Wikipedia
Sze Sheu / Wikipedia

A Samsung anunciou a intenção de eliminar o trabalho humano em fábricas até 2030.

 

De acordo com um relatório recente, a Samsung planeja deixar de empregar funcionários humanos nas suas linhas de produção de semicondutores até 2030.

 

A empresa já de arrancanda no desenvolvimento do “Smart Sensing System”, que tem como objetivo melhorar o rendimento dos processadores de silício e alterar a forma como as suas fundições operam, tornando-as completamente automatizadas até ao final da década.

 

O processo de transição envolve soluções de automação auxiliadas por IA, e o primeiro passo é implementar um sistema robusto de monitorização e sensores de visão computacional.

 

Segundo a ET News, a Samsung tem investido dezenas de milhões de euos em projetos de sensores inteligentes, com a expectativa de que este investimento se pague a longo prazo, tanto em termos de custo de operação como no rendimento das suas fundições.

 

Big Data e IA em processos industriais

Empresas de vários setores já operam com fábricas inteligentes, algumas delas já quase completamente automatizadas. No entanto, em geral, isto é atualmente mais viável em linhas de produção mais pesadas, que envolvem processos menos sensíveis.

 

De qualquer forma, todo processo de automação envolve algum nível de visão computacional, seja para mapear rotas de robôs ou para identificar potenciais problemas de qualidade do produto.

 

Quanto mais sensíveis e precisos forem os sensores utilizados, mais dados eles conseguirão recolher. Isto é crucial, por exemplo, para controlar a uniformidade do plasma em processos de alta precisão, como na fabricação de semicondutores.

 

Até agora, a maioria do processamento de grandes volumes de dados exige conectividade constante a servidores de Big Data.

Contudo, com os novos processadores de servidores da AMD e da Intel auxiliados por IA incorporada, torna-se cada vez mais viável deslocar estas estações de processamento para a periferia, ou mesmo para instalações locais.

 

Eventuais falhas de conectividade podem afetar alguns aspectos de monitorização e controle de futuras fábricas automatizadas, mas não devem ter impacto nas linhas de produção.

 

Assim, tudo indica que além dos sensores inteligentes, em breve, a Samsung também deverá começar a investir em soluções de borda para Big Data, com o objetivo de aumentar a produtividade e reduzir o custo total de operação das suas fábricas.

 

// CanalTech

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: