New York Times vai a justiça contra a OpenAI e a Microsoft por roubar estilo e artigos

Publicado por: MikeN
02/01/2024 05:19 PM
Exibições: 141
Cortesia Editorial DepositPhotos
Cortesia Editorial DepositPhotos

A mudança pode levar a outros processos semelhantes

 

O New York Times entrou com uma ação judicial contra a OpenAI e a Microsoft por usarem seus artigos de notícias para treinar sua IA. Isso ficou conhecido pela conta do The New York Times no X (Twitter).

 

O jornal afirma que esta ação violou direitos autorais e resultou em danos significativos. A organização noticiosa pede milhares de milhões de dólares em danos, incluindo danos previstos e reais.

 

O processo alega que a OpenAI e a Microsoft usaram milhões de artigos publicados nos sites do NYT e de suas marcas afiliadas para treinar seus modelos de inteligência artificial. Isso levou à cópia do conteúdo, à generalização do mesmo e à falsificação do estilo do jornal. Queixas semelhantes foram feitas por outros autores que afirmaram que a OpenAI está tendo beneficios dos seus trabalhos.

 

Um representante da OpenAI disse que a empresa respeita os direitos dos criadores e tenta cooperar com eles para o uso mutuamente benéfico da inteligência artificial e de novos modelos de ganhos. Eles confirmaram que estão em negociações produtivas com o The New York Times e ficaram surpresos e decepcionados com o ajuizamento da ação.

 

Se o processo for prorrogado judicialmente, isso poderá levar a processos semelhantes de outras editoras e tornar mais caro o treinamento de inteligência artificial para fins comerciais. Já existem exemplos de editoras como a CNN e a BBC News que tentam restringir o acesso aos seus dados para formação e desenvolvimento de modelos de inteligência artificial.

 

Ainda não está claro se o The New York Times estará pronto para entrar em um acordo de licenciamento após negociações fracassadas que levaram a um processo judicial. No entanto, a OpenAI já celebrou vários acordos com outras editoras para acessar ao seu conteúdo.

 

Com informações Liganet

Vídeos da notícia

Imagens da notícia

Tags: